terça-feira, 21 de novembro de 2017

13º Encontro no Bombarral - 10 anos de Urban Sketchers

O Monbarral, como era conhecido no século XIII (Monte do Barral), já foi uma herdade pertencente ao Mosteiro de Alcobaça, fazia parte de uma grande área, juntamente com Alcobaça, Nazaré e parte das Caldas da Rainha onde os monges de Cister, ordem religiosa de São Bernardo desbravaram terras e desenvolveram a agricultura.
O desenvolvimento desta terra parece ter desacelerado, nesse processo sobreviveram algumas pérolas da identidade desta terra, tanto na vertente construída como no bom costume de bem receber.

O ar estava calmo e frio, expectante, o lugar prometia, aos poucos juntaram-se sketchers junto à estação de comboios, aproveitava-se para rever amigos, conhecidos e conhecer novos sketchers, aquecer o espírito com o primeiro café da manhã e conhecer melhor os nossos anfitriões. 
Pouco passava das 10h quando demos inicio ao encontro, fomos muito bem recebidos por Nuno Vicente, da Câmara Municipal e Sérgio Duarte, presidente da Junta de Freguesia.
Orientamos o grupo no programa do dia e espalhamos as mentes criativas pela zona, alguns ficaram a desenhar na estação da CP, outros seguiram em direcção ao centro da vila.


Quando passamos ao pé da casa de Abel Pereira da Fonseca, parecia impossível não a desenhar e aos poucos foram-se acumulando sketchers em seu redor, os registos gráficos eram os mais variados e os mais experientes iam motivando os mais novos. 








 Por volta das 12h, registamos o grupo e partilhamos no instagram, mesmo a tempo da divulgação a nível internacional, como comemoração dos 10 anos de urban sketchers e marcando presença na celebração juntamente com os grupos de sketchers espalhados pelo mundo.

De seguida, fomos recebidos oficialmente na Câmara Municipal do Bombarral, a excelente hospitalidade de Nuno Vicente e do Presidente do Bombarral, Ricardo Fernandes deixaram-nos à vontade para conhecer um pouco mais do Município e do palácio onde funciona a Câmara Municipal, antigo Palácio dos Henriques.
Partilhamos experiências e registos.
 O presidente do Bombarral ficou impressionado com tantos registos cheios de qualidade, depois da troca de algumas impressões artísticas, seguimos para o almoço nos jardins do Palácio Municipal.

 O almoço foi animado e prolongou-se pela tarde, entre castanhas e conversas interessantes, desde a autenticidade da região, a grande potencialidade turística e a qualidade dos seus vinhos e licores, dos quais pudemos provar um dos melhores licores de medronho de sempre.

 O Pedro Alves aproveitou para terminar uma aguarela, a qual foi oferecida à Câmara Municipal do Bombarral, como gesto de agradecimento pelo acolhimento e preparação do evento em tão pouco tempo.

A Ana Ramos, do departamento multifuncional dos Oeste Sketchers ainda nos surpreendeu a todos com opções vegetarianas e uma rara mestria ao assar castanhas.



 As sketchers Celina Claro e Maria João Quintino ainda deram uma grande ajuda o corte das castanhas.

Depois, alguns foram desenhar, outros ficaram na conversa e no magusto, no fim ainda deu para registar a calmaria do fim do dia, num espaço onde ao almoço tanta animação se juntou. 

Enquanto se dava o fim do encontro, alguns ainda desenhavam a partir do café, a praça do Município.
 Tivemos ainda oportunidade de continuar a conversa da tarde com alguns turistas do Texas.

 No fim, aos poucos iam surgindo cadernos, embora alguns tenham ficado desaparecidos a desenhar algures por perto, tal era o nível de fascínio que o local proporcionava.



A sketcher Helena Barreiros ainda teve a gentileza de se juntar a nós para dizer olá.

No fim, todos concluímos que o Bombarral superou qualquer expectativa e merece um regresso com todos aqueles que neste dia, devido aos vários encontros nacionais, não puderam estar presentes.
Nunca é demais voltar a agradecer ao grupo internacional Urban Sketchers por nos incluir neste sketchwalk mundial, o nosso grande agradecimento à Câmara Municipal do Bombarral por nos receber tão bem, ao presidente Ricardo Fernandes, ao Nuno Vicente e Sérgio Duarte da junta de freguesia. 
Até Breve!

2 comentários: