segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Moinhos de Moledo


A região centro do país tem muito para descobrir, e os Oeste Sketchers têm feito um trabalho dos diabos a consegui-lo! Moledo é uma pequena aldeia sobre um monte ventoso, na estrada para a costeira Lourinhã. O clima é severo, mas é precisamente por isso que os belos moinhos de vento estão cá. Um deles ostenta um mural do artista urbano Pantonio, conhecido pelas suas pinturas fibrosas e texturadas.



O município trabalha para dar nova vida à aldeia e colocá-la no mapa, como um destino turístico regional. Durante quatro anos, um grupo de estudantes da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa salpicou as ruas e largos com esculturas relacionadas com o mito de Pedro e Inês. A Rota das Esculturas vale bem a visita, se as vistas de uma aldeia sossegada e pitoresca não são suficientes para passear pelos campos do Oeste.



Na parte mais baixa da aldeia, perto do canal, fica a igreja local. Um cruzamento pacato entre um templo sagrado e um pátio profano, que provavelmente servia como ponto de reunião para os aldeões, entre o trabalho no campo e a missa. As margens empedradas do canal marcam a fronteira entre a aldeia e a paisagem produtiva. Algumas pontes de madeira ligam os campos às ruas, sob o zumbir das pás dos moinhos modernos.



Publicado também AQUI

2 comentários:

  1. Muito bom Pedro.
    Não tenho palavras. Pontos de luz e cor livres e espontâneos. Uma maravilha!
    Texto brilhante.

    ResponderEliminar
  2. Bom-dia, o crédito entre particular é uma operação financeira que consiste a emprestar a dinheiro diretamente junto das pessoas sem a intervenção de um banco. A maior parte do tempo, é feita num ambiente familiar ou amigável. Mas recentemente, pode emprestar num desconhecido. É disposto a oferecer empréstimos todas as à pessoas que têm o capaciter reembolsá-lo sem preocupações. Serei impaciente tratar com vocês se tiver realmente necessidade de empréstimo e se for de boa vontade.
    Correio eletrónico: (simondurochefort@gmail.com)

    ResponderEliminar